Confira a nova minipalestra de Renato Silva: O Futuro Chegou!
Contatos para palestras: (11) 99710-7812
E-mail: renatosilvalocutor@gmail.com
Contatos para palestras: (11) 99710-7812
E-mail: renatosilvalocutor@gmail.com
Olá! Seja bem vindo!
E o mundo está cheio de novidades! Enquanto você assiste este vÃdeo, estamos vivendo uma evolução a fórceps, como ouvi de um especialista. Negócios pelo mundo estão tendo um desafio extra de sobreviver, manter ao menos uma parte do seu faturamento. As empresas que dependiam da frequência do público para vender os seus produtos, precisaram adaptar o delivery para não encalhar a mercadoria. Os escritórios, que dependiam de uma equipe unificada em um local, por conta das questões de distanciamento social, estão passando a trabalhar em home office. Os aplicativos de videoconferência estão tendo um aumento de demanda como nunca houve. As aulas também estão passando a serem online. Os artistas passaram a fazer seus vÃdeoshows de graça, de suas casas, e com o nobre intuito de obter doações para quem mais precisa.
Pra muita gente, que estava na borda do mundo online, ou excluÃdo, com certeza está tendo dificuldades para se beneficiar das possibilidades. Seja por falta de recursos, ou até mesmo falta de interesse, em alguns casos, as deixa fora dessa realidade. Precisamos ter a percepção de que as melhorias que as empresas fizerem agora, se gerarem uma economia, melhorarem as vendas, ou atenderem uma nova demanda, certamente continuarão. E poderão substituir métodos que conhecemos até hoje, que já não dão mais certo ou são mais caros.
Precisamos nos adaptar à s novas realidades, estarmos preparados para o que poderá vir, que facilitarão a vida. É ideal que você saia na frente, antes de você ser forçado a mudar e a aceitar na marra essa nova realidade. E, com suas habilidades, aproveitá-las para dar uma vida melhor para sua famÃlia. Assista até o fim que você vai entender!
Para mostrar o que acontece, farei uma comparação que Rubem Alves colocou no livro "O amor que acende a Lua", que comparou-nos ao milho de pipoca. Se ele não passar pelo fogo, continuará sendo milho de pipoca, para sempre. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito, a vida inteira. E essas pessoas são de uma dureza assombrosa. Só que elas não percebem. Acham que o seu jeito é o melhor jeito de ser. Mas, de repente vem o fogo. E o fogo é uma situação que nós nunca imaginamos. Pode ser fogo de fora: perder um amor, um filho, um emprego, ficar doente, ficar pobre. Pode ser fogo de dentro: ansiedade, pãnico, medo, depressão... sofrimento cujas causas a gente ignora. E aà caÃmos no recurso dos remédios. Apagamos o fogo. Sem fogo o sofrimento diminui, e com ele, a possibilidade de uma grande transformação.
Imagine a pobre pipoca, fechada dentro da panela. Lá dentro, fica cada vez mais quente, e ela pensa: vou morrer! De dentro da sua casca dura,fechada em si mesma, ela não pode imaginar a transformação que está sendo preparada. A pipoca não imagina do que ela é capaz! AÃ, sem aviso prévio, pelo poder do fogo, ela... pum! E ela aparece como outra coisa, completamente diferente.
Você sabe o que é Piruá? É aquele milho de pipoca que se recusa a estourar. Os piruás, são aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a estourar. Acreditam que não existe coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem. Sua presunção e o medo são a dura casca do milho que não estoura. Vão ficar duras a vida inteira, não vão se tornar a flor branca e macia, maior, não vão dar alegria para ninguém. Terminado o estouro alegre da pipoca, no fundo da panela, ficam os piruás,que não servem para nada. seu destino é o lixo. Quanto as pipocas que estouraram, são adultos que voltaram a ser crianças, e sabem que a vida é uma grande brincadeira.
Essa história é muito bacana, porém se você acha que a gente romantizou uma transformação, eu te pergunto: até que ponto a sua casca vai continuar dura?
A ciência comprova que o ser humano não quer fazer muito esforço com a mente, afinal 20% do consumo de energia de todo o corpo é realizado no cérebro. Tanto que vários mecanismos da nossa mente prevem situações, para que evitemos gastar mais energia com a mente. Mas, o cérebro também gosta de uma boa novidade, e se passarmos a dominar uma nova habilidade, podemos crescer muito, assim como o milho de pipoca.
As soluções para os problemas facilitam nossas vidas. Já pensou se estivéssemos antes da revolução industrial? Como você se imagina fazendo o tecido a mão de cada coisa que você usa? E se não tivéssemos energia elétrica? Tivesse que construir tudo a mão? Claro que à época houveram aqueles que resistiram, não queriam as modernidades. O que será que aconteceu a eles, se continuaram se opondo a todas as novidades?
A evolução traz uma forma nova de facilitar a vida. Recebermos coisas em casa, termos mais tempo para nossos familiares, evitarmos o transtorno do trânsito, esses são alguns dos benefÃcios que a quarentena está trazendo, e você sabe que é algo que já acontecia, com menos intensidade. As inovações surgem, e vamos aderindo a elas aos poucos, até que ficam mais acessÃveis e indispensáveis. Até alguns anos atrás, não tinhamos a internet, depois ela foi surgindo, trazendo novas formas de se comunicar, como sites, chats, e-mail... vieram as redes sociais, passamos a ouvir música, ver e produzir vÃdeos, e hoje nos comunicamos mais do que nunca!
Agora vem o pulo do gato, vamos encaixar você nesta realidade. O que de melhor você sabe fazer? Você, certamente tem uma habilidade, que pode ser modificada, e se adaptar a nova realidade. Lembra da função de datilógrafo? Sim, eles depois de um tempo dos computadores (terem chegado), passaram a ser digitadores, ou evoluiram em outras funções próximas. Esse pode ser o seu caso.
Ou ainda, se você seu emprego em perigo, essa pode ser uma boa oportunidade para desenvolver o seu sonho de ter o seu próprio negócio. vale lembrar que, depois disso tudo, quando pudermos voltar as atividades cotidianas, o que fará a diferença entre se alimentar com uma comida entregue em casa, ou com uma comida no restaurante, ambas com a mesma qualidade? Pense... O que vai fazer a diferença será a experiência, o que te faça sair de casa e pagar as vezes até mais, e com satisfação. É o ser bem atendido, ter um espaço aconchegante e agradável, onde ele se sinta acolhido. Pense nisso antes de fazer algo que não seja uma simples "conveniência".
Uma outra coisa é você ter em mente o que você deseja fazer no seu futuro, onde você deseja chegar? sua profissão ou atividade poderá ser a ponte que liga você ao seu futuro desejado. Pense nisso!
E, se você precisa buscar conhecimento para essas novas habilidades, não perca tempo. Busque opções online (olha a tecnologia ajudando), inclusive várias instituições liberaram cursos gratuitos. Essa é uma hora boa para conhecer o que é possÃvel, e se aprofundar no que é preciso e você se identifica mais. Confira!
Pra te dar um impulso, e você não ser o piruá que vai ficar no fundo da panela, dá uma olhada nessa história: certo dia, um bezerro precisou atravessar a floresta para voltar ao seu pasto. Sendo um animal irracional, abriu uma trilha cheia de curvas, subindo e descendo da colina, desviando dos obstáculos. No dia seguinte, um cão, que passava por ali, usou a mesma trilha para atravessar a floresta. Depois, foi a vez de um carneiro, que foi seguido por todo o rebanho. A pistra já era notada no meio da floresta.
Mais tarde, os habitantes da planÃcie começaram a usar esse caminho em suas caçadas, e em busca de lenha. Naturalmente, reclamavam das muitas voltas, que consumiam tempo, e dificultavam as suas tarefas. Eles praguejavam, mas nada faziam para mudar a estrada. Muitos anos se passaram, a encosta encheu-se de casas, e a antiga trilha se tornou a avenida principal da cidade. E por ela, passavam diariamente centenas de carros e milhares de pessoas. E muitas delas resmungavam contra as autoridades, que nada faziam para mudar a situação.
Entende? Você pode mudar a situação, tornar sua vida mais fácil, se propondo a melhorar, tomar a frente e fazer o seu caminho ao invés de seguir a contragosto, resmungando, reclamando. Você é a autoridade da sua vida, que pode tudo mudar, ou fez sua moradia na encosta? A margem de um caminho que não é adequado ao mundo de hoje? Ou trafegando por um caminho carregado, mas apenas por preguiça ou por não querer sair da zona de conforto, não adere a mudança?
As vezes, as mudanças podem ser doloridas num primeiro momento, porém evoluir pode te trazer para um novo patamar de vida. Estamos em tempos de mudanças. Pense em avançar para não ficar a margem da evolução e ser deixado para trás. Ao menos, incorpore seus valores na evolução, insira o que você acredita neste mundo novo.
Saiba que o ser humano não será dispensável. Mas é preciso que ele se reivente. Acredita na mão humana como criadora das melhores obras? Traga humanidade ao que faz! Afinal, o ser humano terá espaço para trazer uma experiência humana de fato. Bytes e curtidas nunca substituirão o poder e a força de um abraço, que sem dúvida será indispensável quando tudo isso passar!
Comente aqui qual foi seu maior insight! Marca alguém pra ler isso, ou compartilhe!
E o mundo está cheio de novidades! Enquanto você assiste este vÃdeo, estamos vivendo uma evolução a fórceps, como ouvi de um especialista. Negócios pelo mundo estão tendo um desafio extra de sobreviver, manter ao menos uma parte do seu faturamento. As empresas que dependiam da frequência do público para vender os seus produtos, precisaram adaptar o delivery para não encalhar a mercadoria. Os escritórios, que dependiam de uma equipe unificada em um local, por conta das questões de distanciamento social, estão passando a trabalhar em home office. Os aplicativos de videoconferência estão tendo um aumento de demanda como nunca houve. As aulas também estão passando a serem online. Os artistas passaram a fazer seus vÃdeoshows de graça, de suas casas, e com o nobre intuito de obter doações para quem mais precisa.
Pra muita gente, que estava na borda do mundo online, ou excluÃdo, com certeza está tendo dificuldades para se beneficiar das possibilidades. Seja por falta de recursos, ou até mesmo falta de interesse, em alguns casos, as deixa fora dessa realidade. Precisamos ter a percepção de que as melhorias que as empresas fizerem agora, se gerarem uma economia, melhorarem as vendas, ou atenderem uma nova demanda, certamente continuarão. E poderão substituir métodos que conhecemos até hoje, que já não dão mais certo ou são mais caros.
Precisamos nos adaptar à s novas realidades, estarmos preparados para o que poderá vir, que facilitarão a vida. É ideal que você saia na frente, antes de você ser forçado a mudar e a aceitar na marra essa nova realidade. E, com suas habilidades, aproveitá-las para dar uma vida melhor para sua famÃlia. Assista até o fim que você vai entender!
Para mostrar o que acontece, farei uma comparação que Rubem Alves colocou no livro "O amor que acende a Lua", que comparou-nos ao milho de pipoca. Se ele não passar pelo fogo, continuará sendo milho de pipoca, para sempre. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito, a vida inteira. E essas pessoas são de uma dureza assombrosa. Só que elas não percebem. Acham que o seu jeito é o melhor jeito de ser. Mas, de repente vem o fogo. E o fogo é uma situação que nós nunca imaginamos. Pode ser fogo de fora: perder um amor, um filho, um emprego, ficar doente, ficar pobre. Pode ser fogo de dentro: ansiedade, pãnico, medo, depressão... sofrimento cujas causas a gente ignora. E aà caÃmos no recurso dos remédios. Apagamos o fogo. Sem fogo o sofrimento diminui, e com ele, a possibilidade de uma grande transformação.
Imagine a pobre pipoca, fechada dentro da panela. Lá dentro, fica cada vez mais quente, e ela pensa: vou morrer! De dentro da sua casca dura,fechada em si mesma, ela não pode imaginar a transformação que está sendo preparada. A pipoca não imagina do que ela é capaz! AÃ, sem aviso prévio, pelo poder do fogo, ela... pum! E ela aparece como outra coisa, completamente diferente.
Você sabe o que é Piruá? É aquele milho de pipoca que se recusa a estourar. Os piruás, são aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a estourar. Acreditam que não existe coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem. Sua presunção e o medo são a dura casca do milho que não estoura. Vão ficar duras a vida inteira, não vão se tornar a flor branca e macia, maior, não vão dar alegria para ninguém. Terminado o estouro alegre da pipoca, no fundo da panela, ficam os piruás,que não servem para nada. seu destino é o lixo. Quanto as pipocas que estouraram, são adultos que voltaram a ser crianças, e sabem que a vida é uma grande brincadeira.
Essa história é muito bacana, porém se você acha que a gente romantizou uma transformação, eu te pergunto: até que ponto a sua casca vai continuar dura?
A ciência comprova que o ser humano não quer fazer muito esforço com a mente, afinal 20% do consumo de energia de todo o corpo é realizado no cérebro. Tanto que vários mecanismos da nossa mente prevem situações, para que evitemos gastar mais energia com a mente. Mas, o cérebro também gosta de uma boa novidade, e se passarmos a dominar uma nova habilidade, podemos crescer muito, assim como o milho de pipoca.
As soluções para os problemas facilitam nossas vidas. Já pensou se estivéssemos antes da revolução industrial? Como você se imagina fazendo o tecido a mão de cada coisa que você usa? E se não tivéssemos energia elétrica? Tivesse que construir tudo a mão? Claro que à época houveram aqueles que resistiram, não queriam as modernidades. O que será que aconteceu a eles, se continuaram se opondo a todas as novidades?
A evolução traz uma forma nova de facilitar a vida. Recebermos coisas em casa, termos mais tempo para nossos familiares, evitarmos o transtorno do trânsito, esses são alguns dos benefÃcios que a quarentena está trazendo, e você sabe que é algo que já acontecia, com menos intensidade. As inovações surgem, e vamos aderindo a elas aos poucos, até que ficam mais acessÃveis e indispensáveis. Até alguns anos atrás, não tinhamos a internet, depois ela foi surgindo, trazendo novas formas de se comunicar, como sites, chats, e-mail... vieram as redes sociais, passamos a ouvir música, ver e produzir vÃdeos, e hoje nos comunicamos mais do que nunca!
Agora vem o pulo do gato, vamos encaixar você nesta realidade. O que de melhor você sabe fazer? Você, certamente tem uma habilidade, que pode ser modificada, e se adaptar a nova realidade. Lembra da função de datilógrafo? Sim, eles depois de um tempo dos computadores (terem chegado), passaram a ser digitadores, ou evoluiram em outras funções próximas. Esse pode ser o seu caso.
Ou ainda, se você seu emprego em perigo, essa pode ser uma boa oportunidade para desenvolver o seu sonho de ter o seu próprio negócio. vale lembrar que, depois disso tudo, quando pudermos voltar as atividades cotidianas, o que fará a diferença entre se alimentar com uma comida entregue em casa, ou com uma comida no restaurante, ambas com a mesma qualidade? Pense... O que vai fazer a diferença será a experiência, o que te faça sair de casa e pagar as vezes até mais, e com satisfação. É o ser bem atendido, ter um espaço aconchegante e agradável, onde ele se sinta acolhido. Pense nisso antes de fazer algo que não seja uma simples "conveniência".
Uma outra coisa é você ter em mente o que você deseja fazer no seu futuro, onde você deseja chegar? sua profissão ou atividade poderá ser a ponte que liga você ao seu futuro desejado. Pense nisso!
E, se você precisa buscar conhecimento para essas novas habilidades, não perca tempo. Busque opções online (olha a tecnologia ajudando), inclusive várias instituições liberaram cursos gratuitos. Essa é uma hora boa para conhecer o que é possÃvel, e se aprofundar no que é preciso e você se identifica mais. Confira!
Pra te dar um impulso, e você não ser o piruá que vai ficar no fundo da panela, dá uma olhada nessa história: certo dia, um bezerro precisou atravessar a floresta para voltar ao seu pasto. Sendo um animal irracional, abriu uma trilha cheia de curvas, subindo e descendo da colina, desviando dos obstáculos. No dia seguinte, um cão, que passava por ali, usou a mesma trilha para atravessar a floresta. Depois, foi a vez de um carneiro, que foi seguido por todo o rebanho. A pistra já era notada no meio da floresta.
Mais tarde, os habitantes da planÃcie começaram a usar esse caminho em suas caçadas, e em busca de lenha. Naturalmente, reclamavam das muitas voltas, que consumiam tempo, e dificultavam as suas tarefas. Eles praguejavam, mas nada faziam para mudar a estrada. Muitos anos se passaram, a encosta encheu-se de casas, e a antiga trilha se tornou a avenida principal da cidade. E por ela, passavam diariamente centenas de carros e milhares de pessoas. E muitas delas resmungavam contra as autoridades, que nada faziam para mudar a situação.
Entende? Você pode mudar a situação, tornar sua vida mais fácil, se propondo a melhorar, tomar a frente e fazer o seu caminho ao invés de seguir a contragosto, resmungando, reclamando. Você é a autoridade da sua vida, que pode tudo mudar, ou fez sua moradia na encosta? A margem de um caminho que não é adequado ao mundo de hoje? Ou trafegando por um caminho carregado, mas apenas por preguiça ou por não querer sair da zona de conforto, não adere a mudança?
As vezes, as mudanças podem ser doloridas num primeiro momento, porém evoluir pode te trazer para um novo patamar de vida. Estamos em tempos de mudanças. Pense em avançar para não ficar a margem da evolução e ser deixado para trás. Ao menos, incorpore seus valores na evolução, insira o que você acredita neste mundo novo.
Saiba que o ser humano não será dispensável. Mas é preciso que ele se reivente. Acredita na mão humana como criadora das melhores obras? Traga humanidade ao que faz! Afinal, o ser humano terá espaço para trazer uma experiência humana de fato. Bytes e curtidas nunca substituirão o poder e a força de um abraço, que sem dúvida será indispensável quando tudo isso passar!
Comente aqui qual foi seu maior insight! Marca alguém pra ler isso, ou compartilhe!
Um grande abraço! Ah, Conheça meu canal no YouTube Renato Silva, Instagram e Facebook @sourenatosilva .
Até nosso próximo video!!!
Contribua com nossas palestras online! Esse conteúdo foi construtivo pra você? Preparamos com todo carinho e dispomos gratuitamente em nossas redes sociais. Porém, caso queira, ajude com nossos custos para filmagem, transmissão e manutenção. Não se sinta obrigado, essa é uma contribuição voluntária! Quero doar R$ 5,00 Quero doar R$ 10,00 Quero doar R$ 20,00 |
---|
0 Comentários